Parcerias

Parcerias

logo-ufaw

UFAW – Universities Federation for Animal Welfare

A Universities Federation for Animal Welfare (UFAW) foi criada em 1926 como University of London Animal Welfare Society (ULAWS), pelo Major Charles Hume. O nome foi mudado para Universities Federation for Animal Welfare (UFAW) em 1938, refletindo a gama cada vez maior de pessoas e instituições nela envolvidas.

A UFAW é uma instituição filantrópica independente cujo trabalho tem sido financiado essencialmente por doações, assinaturas e legados. A UFAW trabalha para desenvolver e promover melhorias no bem-estar de animais por meio da atividade científica e educacional em todo o mundo.  Sua abordagem é procurar melhorar o bem-estar animal pela promoção de ciência e educação, que são capazes de avançar no entendimento de necessidades e soluções de tal forma que os problemas de bem-estar possam ser reduzidos ou evitados.

A promoção e o apoio à evolução da ciência e da tecnologia que sustentam avanços no bem-estar animal inclui fornecer informações, publicar livros, vídeos, relatórios técnicos e a revista científica trimestral internacional Animal Welfare, que possui um editorial internacional e é um importante veículo para a ciência do bem-estar dos animais ao redor de todo o mundo. A UFAW também organiza simpósios, conferências, palestras, oficinas e reuniões sobre ciência do bem-estar animal e assuntos relacionados. Fornecendo consultoria especializada para governos e outras organizações, a UFAW também ajuda a elaborar e alterar leis e diretrizes.

O apoio da UFAW para pesquisas no escopo de bem-estar animal tem levado a grandes avanços. Um caso é o projeto de Russell e Burch que em 1950 levou à formulação dos Três R’s. Tais princípios da experimentação animal humanitária têm sido atualmente adotados no mundo todo.   

Melhorias no bem-estar animal dependem de conhecimento, entendimento e soluções práticas. A UFAW acredita que a boa ciência pode informar, motivar e facilitar a mudança por meio de evolução da legislação, do progresso profissional, de melhoria das práticas e da transformação das ações de outras organizações e de indivíduos.

Esta organização coordena a ligação de uma rede de universidades e faculdades que discutem o assunto, proporcionando um fórum para o envolvimento de membros e simpatizantes. Apoiando a graduação, doutorado e pós-doutorado em bem-estar animal internacionalmente, existem atualmente 29 universidades estrangeiras, faculdades e instituições que participam da UFAW por meio de pessoas-contato.  Tal número está aumentando de forma constante. Dezessete países na Europa, Norte e América do Sul, Oceania, Oriente Médio e África estão representados. A UFPR, por meio da Professora Carla Forte Maiolino Molento, coordenadora do Laboratório de Bem-estar Animal – LABEA, tornou-se uma instituição de contato para a UFAW no Brasil.

Visite: www.ufaw.org.uk

 

wspalogo

WPA Brasil – Sociedade Mundial de Proteção Animal

            A Sociedade Mundial de Proteção Animal – WSPA Brasil www.wspabr.org   – é parceira-fundadora do LABEA como unidade da Universidade Federal do Paraná. Os projetos desenvolvidos em conjunto compreendem principalmente as iniciativas relacionadas ao ensino de bem-estar animal como disciplina de graduação para os cursos de medicina veterinária e zootecnia no Brasil. Dentro deste âmbito, pode-se citar os seguintes exemplos: (1) os cursos de Introdução à Docência em Bem-estar Animal, (2) a colaboração para a tradução e contextualização dos recursos didáticos Conceitos em Bem-estar Animal, produzidos originalmente pela Universidade de Bristol e atualizados pela Dra. Caroline Hewson, (3) a participação na organização e no comitê científico dos Congressos Internacionais Conceitos em Bem-estar Animal, (4) o projeto desenvolvimento de literatura em língua portuguesa para o ensino de bem-estar animal em nível de graduação e, mais recentemente, (5) a colaboração para o delineamento e a realização do Premio WSPA de Bem-estar Animal.

Visite: http://www.wspabrasil.org/

cnpqlogo
Grupo CNPq

A consulta ao grupo de pesquisa mantido no sistema Lattes do CNPq permite conhecer as parcerias estabelecidas com pesquisadores da UFPR e de outras instituições com objetivo de avançar no conhecimento em diagnóstico e estratégias de melhoria do bem-estar animal.

Visite: http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhepesq.jsp?pesq=0305722196403558

crmvprlogo
CRMV PR – Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná

A parceria entre CRMV PR e LABEA/UFPR vem se desenvolvendo com objetivos de extensão dos conhecimentos atuais na área de bem-estar animal aos médicos veterinários e zootecnistas do estado do Paraná, aliada à informação da sociedade com relação à importância destes profissionais para o bem-estar dos animais. Por meio de indicação do CRMV PR, temas em bem-estar animal são divulgados em nível estadual na forma de palestras para seus núcleos regionais, com o objetivo de atender as demandas de assuntos específicos na área de bem-estar animal das classes médico-veterinária e zootecnista nos municípios do estado. Ainda, em nível nacional, o CRMV PR é reconhecido por sua postura pró-ativa em bem-estar animal.
Adicionalmente, a coordenadora do LABEA é membro da Comissão de Zoonoses e Bem-estar Animal do CRMV PR, que foi criada em 2005 e vem trabalhando pontos críticos de bem-estar animal relacionados ao controle de animais urbanos, como cães, gatos e pombos.
O CRMV PR mantém em sua página informações importantes sobre a atuação profissional em bem-estar animal, como os textos “Carta de São José dos Pinhais”, que trata de novas estratégias para o controle populacional de cães, e “Senciência Animal”, que trata de um conceito primordial para o bem-estar animal.

Visite: http://www.crmv-pr.org.br

ubclogo

UBC – University of British Columbia, Animal Welfare Program

         O Programa de Bem-estar Animal da Universidade da Colômbia Britânica em Vancouver, Canadá, é internacionalmente reconhecido por sua excelência. Já está disponível a versão em em língua portuguesa para a colheita de dados a respeito da opinião da sociedade em relação à forma como nós utilizamos os animais – fruto de uma parceria entre LABEA e UBC.

Visite: http://www.landfood.ubc.ca/animalwelfare

amvebbealogo

AMVEBBEA – Associação Médico – Veterinária Brasileira de Bem-Estar Animal

         É uma entidade que tem por finalidade colaborar para a redução do sofrimento e da dor dos animais. Nesse sentido, atua em educação continuada através de apoio ou realização de cursos, congressos e outros eventos científicos, em pesquisa e presta assessoria a instituições públicas e privadas.

Visite: http://www.amvebbea.com.br

unicopenhagenlogo
Universidade de Copenhagen

            Por meio da parceria entre a Universidade de Copenhagen e o Laboratório de Bem-estar Animal da Universidade Federal do Paraná foi traduzido um curso de treinamento on-line, Animal Welfare-friendly Pig Housing Systems (Sistemas de Alojamento de Suínos Favoráveis ao Bem-estar Animal) de autoria de Marie-Christine Meunier-Salaun, Julie Ryschawy, Ayona Silva-Fletcher, Melvin Hunt and Neville Gregory Animal Welfare-friendly Pig Housing Systems. Traduzido por Carla Forte Maiolino Molento, Guilherme Borges Bond e Janaína da Silva Braga.

Vistie: http://slafsan.fask.slu.se/qpc/Housing%20Systems_PO

LABEA – Laboratório de Bem-estar Animal .:. UFPR
Setor de Ciências Agrárias .:. Departamento de Zootecnia
Rua dos Funcionários, 1540 .:. Juvevê – Curitiba – Paraná
(41) 3350 5788 .:. (41) 3350 5629