IV Encontro LABEA

O evento que ocorreu nos dias 22 e 23 de outubro, no Salão de Atos do Parque Barigui em Curitiba (PR), tendo como foco principal a Consciência e Cognição Animal, além da homenagem ao etólogo brasileiro César Ades. O IV Encontro LABEA foi realizado pelo LABEA e a Associação Médico Veterinária Brasileira de Bem-estar Animal (AMVEBBEA).
Durante o congresso, diversos palestrantes nacionais e internacionais, como o Dr. Ian Duncan (Universidade de Guelph, no Canadá), Dr. Raymond Anthony (Universidade do Alasca) e Dra. Rita Paixão (Universidade Federal Fluminense) expuseram conhecimentos e pesquisas atuais sobre o tema do evento.
O evento contou com a presença de 130 participantes, de graduação e pós-graduação dos cursos de medicina veterinária, zootecnia, biologia e áreas afins, além de profissionais de extensão, médicos veterinários, zootecnistas, representantes de entidades de proteção animal, pesquisadores, professores e demais envolvidos e interessados com o bem-estar dos animais. Vieram participantes de todo o Estado do Paraná e de outros estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Bahia. Estiveram presentes representantes de importantes entidades estaduais, nacionais e internacionais, como Prefeitura Municipal de Curitiba, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), AMVEBBEA, Humane Society International entre outras.
Durante os dois dias de evento os temas das palestras serviram de base para ampla discussão sobre a consciência e capacidade cognitiva de animais de diversas espécies, tanto de animias de companhia como de produção e de laboratórios. Além disso, houveram apresentações sobre os trabalhos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa do etólogo brasileiro César Ades, como uma forma de homenagem. No primeiro dia abordou-se bastante sobre consciência e cognição de peixes e mamíferos, avaliação comportamental para avaliar a capacidade mental de animais de produção e o reconhecimento da consciência animal na legislação brasileira. No segundo dia foram abordados assuntos como ética animal na experimentação, na produção de alimentos, além da apresentação sobre a Rede de Defesa e Proteção Animal do município de Curitiba e o reconhecimento mundial da consciência e da cognição dos animais.