Parceiros e Apoiadores

UFAW – Universities Federation for Animal Welfare

A UFAW é uma instituição filantrópica independente cujo trabalho tem sido financiado essencialmente por doações, assinaturas e legados. A UFAW trabalha para desenvolver e promover melhorias no bem-estar de animais por meio da atividade científica e educacional em todo o mundo.  Sua abordagem é procurar melhorar o bem-estar animal pela promoção de ciência e educação, que são capazes de avançar no entendimento de necessidades e soluções de tal forma que os problemas de bem-estar possam ser reduzidos ou evitados. A UFPR, por meio da Professora Carla Forte Maiolino Molento, coordenadora do Laboratório de Bem-estar Animal – LABEA, tornou-se uma instituição de contato para a UFAW no Brasil.

Visite: www.ufaw.org.uk

WAP Brasil – Sociedade Mundial de Proteção Animal

            A Sociedade Mundial de Proteção Animal – WAP Brasil  – é parceira-fundadora do LABEA como unidade da Universidade Federal do Paraná. Os projetos desenvolvidos em conjunto compreendem principalmente as iniciativas relacionadas ao ensino de bem-estar animal como disciplina de graduação para os cursos de medicina veterinária e zootecnia no Brasil. Dentro deste âmbito, pode-se citar os seguintes exemplos: (1) os cursos de Introdução à Docência em Bem-estar Animal, (2) a colaboração para a tradução e contextualização dos recursos didáticos Conceitos em Bem-estar Animal, produzidos originalmente pela Universidade de Bristol e atualizados pela Dra. Caroline Hewson, (3) a participação na organização e no comitê científico dos Congressos Internacionais Conceitos em Bem-estar Animal, (4) o projeto desenvolvimento de literatura em língua portuguesa para o ensino de bem-estar animal em nível de graduação e, mais recentemente, (5) a colaboração para o delineamento e a realização do Premio WSPA de Bem-estar Animal.

Visite: https://www.worldanimalprotection.org.br/

FAI – Farm Animal Initiative

A FAI é um projeto multinacional com o objetivo de trazer soluções sustentáveis para a produção de alimentos através da técnica, pesquisa aplicada e inovação. A abordagem da FAI está ancorada na prática e na experiência concreta e implementa a estrutura dos 3 E’s – sustentabilidade econômica, ambiental (environment) e ética.

Visite: http://www.faidobrasil.com/

Grupo CNPq

A consulta ao grupo de pesquisa mantido no sistema Lattes do CNPq permite conhecer as parcerias estabelecidas com pesquisadores da UFPR e de outras instituições com objetivo de avançar no conhecimento em diagnóstico e estratégias de melhoria do bem-estar animal.

Visite: http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhepesq.jsp?pesq=0305722196403558

 

Capes | DRI

CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior

Fundação do Ministério da Saúde (MEC) que assume a função de expandir e consolidar da pós-graduação strictu sensu (mestrado e doutorado) por meio de linhas de ação que incluem avaliação da pós-graduação strictu sensu, acesso e divulgação de produção científica, investimento na formação de recursos de alto nível no país e no exterior, promoção da cooperação científica internacional e fomento da formação de professores de educação básica.

Visite o site da CAPES: https://www.capes.gov.br/